Abordar o público-alvo antes que eles se tornem clientes – isto é early branding em poucas palavras. Para a implementação concreta na prática, não há receita universal, mas opções bem diferentes. Se deixe inspirar por exemplos de sucesso: aqui estão três das melhores práticas para early branding.

Redes sociais são o canal mais importante

Para a geração jovem de 16 a 24 anos, os canais de comunicação mais importantes são as diversas redes sociais – afinal, 89% dessa faixa etária está cadastrado em uma ou mais plataformas. As 3 mais importantes são WhatsApp, Facebook e Instagram. Você pode usar muito bem essas plataformas para o seu recrutamento. Mas como você entusiasma audiências jovens mais cedo para o seu negócio ou seus produtos, como você pode atrair estudantes como clientes? Aqui estão três exemplos de sucesso:

É gostoso e parece ótimo: Taco Bell no Instagram

A rede americana de fast-food, Taco Bell, está confiando fortemente no Instagram para o seu marketing. Já no estágio de produção, os desenvolvedores de receitas estão considerando como o prato ficará na foto mais tarde. A empresa pega o desenvolvimento de que as pessoas gostam de postar fotos de sua comida – palavra-chave #foodporn.

O amplo compartilhamento de fotos e blogs sobre comida leva o grupo para o próximo level, transformando consumidores em embaixadores publicitários: ao introduzir um novo prato de frango, o Taco Bell fez festas de lançamento em diversas cidades. Aparentemente, eles são bem sucedidos: A conta de Instagram do Taco Bell atinge muitos jovens e tem mais de um milhão de seguidores.

Carros compactos & modelos legais: Campanha Grow-up da Mercedes

Os carros da mercedes são tradicionalmente mais populares entre as pessoas mais velhas e ricas. Com a nova campanha para os modelos compactos, a fabricante agora tem como alvo um público mais jovem: “Grow up” e “Grow up like this” para ajudar a marca a ter uma imagem mais moderna, dinâmica e progressiva.

Os spots são distribuídos no YouTube e em outras redes. Eles não se parecem com propaganda à primeira vista, os veículos são casualmente um pouco desbotados. Em primeiro plano estão jovens, nos EUA especificamente o rapper A$AP Rocky. A campanha cria uma tonalidade e imagens completamente novas para a marca tradicional. O efeito no público-alvo jovem é próximo.


Para Sorrir: Pôster de campanha engraçado da VW

A fabricante de automóveis VW assume que crianças e jovens decidem qual carro de família os pais devem comprar – e por isso tenta atingir os jovens cedo. A atual campanha de pôsteres mostra situações engraçadas entre crianças e pais. Pega a vida de crianças e adolescentes.

O carro se torna um veículo que realiza seus sonhos. “Seu amigo novo tem uma banda? Claro, ele pode usar nosso Touran como um ônibus de turnê” é o que diz uma das imagens que está espalhada nas redes sociais.

Por mais diferentes que sejam os quatro exemplos de melhores práticas de early branding, todos tem uma coisa em comum: grandes empresas identificaram os jovens como um público-alvo importante – e tentam de maneiras diferentes usar suas mensagens para alcançar os jovens. Se inspire nelas para suas próprias campanhas.