Empresas competem pelos melhores talentos – e tem que criar algo para ser atraente como um empregador. Neste artigo você encontrará três exemplos de employer branding de sucesso que abordam perfeitamente a geração dos millennials.

# 1: Red Bull Stratos

De fabricante de energético à editora: Red Bull se tornou um gigantesco império de mídia. Ao fazer isso, a empresa depende muito do marketing de conteúdo, que se concentra em tópicos espetaculares – que são facilmente aceitos por outras mídias. Ótimo exemplo: O salto de 2012 do atleta austríaco Felix Baumgartner da estratosfera, isto é, de quase 40 quilômetros acima da terra.

A marca da Red Bull está sempre presente no público-alvo – homens de até 40 anos – acima de tudo, patrocinando ou realizando seus próprios eventos esportivos. Essa marca consistente pode custar muito ao grupo, por isso pode fazer sem formatos tradicionais como comerciais de TV.

# 2: Netflix

O serviço de streaming Netflix, reconheceu perfeitamente o estilo de vida e as necessidades da geração Y e usou isso para marketing. Os millennials estão usando mídias sociais como o Facebook e o Twitter extensivamente para compartilhar conteúdo com seus amigos e conhecidos. Como a Netflix garante um envolvimento duradouro e de longo prazo com seu público-alvo?

Programas de TV como Game of Thrones são transmitidos semanalmente. Isto leva à um aumento no engajamento no respectivo dia da transmissão. A Netflix persegue uma estratégia diferente e fornece todos os episódios de uma série imediatamente no início da série – afinal, a compulsão por assistir é muito comum entre o público-alvo, portanto, assistir a série toda de uma só vez.

A Netflix recebe um comprometimento extremamente alto no começo, e então diminui significativamente. Para conter isso, a Netflix publica depois de 30 dias mais informação sobre as séries, anuncia outra temporada ou revela detalhes de personagens da série.

Quais são os benefícios para a sua employer branding? Em uma grande campanha de marketing, empresas ainda devem manter algum conteúdo para as próximas semanas para manter os usuários entretidos. Além disso, e tão importante quanto, a empresa encontrou um tom humorístico único para seus posts nas mídias sociais. Acima de tudo, a Netflix se comunica com seus clientes de maneira positiva e interessada. Esse tom torna o conteúdo idealmente divisível e a empresa constrói consistentemente uma imagem de empregadora positiva, como um bom “amigo” acessível

# 3: WWF #LastSelfie

A campanha #LastSelfie da WWF é um exemplo perfeito de como combinar perfeitamente a funcionalidade de uma rede social com a mensagem da campanha. Com “#LastSelfie” a organização de natureza e proteção ambiental quer chamar atenção para as espécies em extinção. Na campanha WWF lança fotos de animais no Snapchat – a função “mensagem cronometrada” faz as imagem desaparecerem depois de alguns segundos. A campanha usou o formato conhecido como “selfie” pelos millennials e encorajou os usuários a fazer uma captura de tela da respectiva imagem, para compartilhá-la ou doar uma quantia via SMS.

A meta de arrecadação para um mês foi alcançada pela WWF em apenas 3 dias.

A campanha superou todas as expectativas: em uma semana, 40 mil usuários do Twitter fizeram posts sobre a campanha, que foram vistos por um total de 120 milhões de usuários do Twitter – isso equivale a 50% de todos os usuários ativos da rede. A meta de arrecadação para um mês foi alcançada pela WWF em apenas 3 dias. Ao conectar o Snapchat com a WWF, a empresa alcançou a geração jovem que não costuma ser muito generosa – isso enquanto trabalhava sua imagem de empregadora moderna.

Claro que nem toda empresa possui orçamentos de marketing comparáveis aos das marcas aqui apresentadas. No entanto, as lições podem ser tiradas dos exemplos para a própria employer branding em relação ao público-alvo de estudantes ou millennials: Use conteúdo que chame a atenção, familiarize e adapte os hábitos de mídia social do público-alvo e, idealmente, combine de maneira inteligente a funcionalidade de tecnologia com conteúdo.

Uma employer brand é formada cedo. Estimule estudantes para a sua marca agora!