Inbound Marketing no RH: É assim que você gera candidatos mais qualificados para a sua empresa

Os tempos mudaram – não só para graduados como para recrutadores. Hoje em dia, já não é o bastante procurar por pessoas qualificadas com anúncios de emprego e apenas esperar pelas candidaturas. 

Com medidas criativas e métodos modernos, como automação de marketing, empresas podem alcançar os estudantes na hora certa e atrair funcionários em potencial. Explicaremos como você pode impulsionar seu recrutamento com inbound marketing e gerar candidatos qualificados.

A situação e as expectativas dos candidatos mudaram.

No marketing de recursos humanos, quase tudo é sobre obter candidaturas de pessoas competentes que estão buscando emprego, apesar da crescente competição pelo mais talentoso. No entanto, as medidas de recrutamento geralmente se referem apenas aos candidatos que já estão ativamente procurando por um emprego.

Mas tão importante quanto, são os estudantes que estão prestes a se formar e estão de olho no mercado de trabalho.

E para encontrá-los e inspirá-los, uma segmentação sofisticada junto com um marketing de RH criativo é super necessário.

Os candidatos estão entrando no processo de candidatura com uma abordagem completamente diferente da abordagem de alguns anos atrás.

Eles já não se vêem como requisitantes, mas têm expectativas concretas e claras ideias sobre o seu futuro trabalho. Empresas e profissionais de RH devem levar isso em conta em todas as suas atividades de RH e alinhar seu marketing de RH de acordo.

Para atrair os melhores candidatos possíveis, faz sentido para as empresas considerarem os candidatos como clientes.

Como em um relacionamento com o cliente, é importante manter uma parte interessada em seu próprio produto – e no marketing de RH, é precisamente o respectivo trabalho.

Inbound marketing pode fornecer um valioso suporte no RH: Com esse método, os recrutadores podem apresentar sua empresa a públicos-alvo específicos e gerar esses “leads de talento” em um estágio inicial.

O que é Inbound Marketing?

Inbound marketing é método de marketing moderno que adota uma abordagem indireta e discreta para a aquisição de clientes. Esse método tenta reconhecer as reais necessidades dos clientes e oferecer soluções concretas.

Inbound marketing usa o seguinte princípio: 

Os interessados são atraídos por conteúdo relevante e informativo na forma de postagens em blog ou ofertas de conteúdo.

Através de newsletters ou ofertas de download as partes interessadas são vinculadas e convertidas em leads qualificados (com a ajuda de formulários e landing pages).

Depois disso, os leads são continuamente abastecidos com conteúdos específicos e atraentes até se tornarem clientes.

Na última fase do inbound marketing, os clientes satisfeitos são transformados em embaixadores da publicidade de sua empresa. Conteúdo atraente e relevante é disseminado por eles em sua própria rede. O monitoramento exato otimiza o conteúdo e a distribuição do conteúdo.

No campo de recursos humanos, as medidas de inbound marketing podem inspirar os alunos desde o início para a sua empresa. Eles recebem respostas para suas perguntas em estágio inicial e assim descobrem se a respectiva empresa é elegível para eles como um futuro empregador. 

Jornada do candidato – “Early Employer Branding” é a chave para atrair os melhores talentos

Você deve usar esses canais para o seu inbound marketing

Portanto, antes de um candidato qualificado entrar em contato com sua empresa e se candidatar, primeiro você deve procurar a atenção dele por meio de vários canais e pontos de contato:

Página de carreiras: É o nível de entrada e o ponto central. Portanto, deve ter disponível todas as informações importantes sobre a sua empresa. Certifique-se de tornar o site criativo e responsivo. Ofereça conteúdo diferente, uma boa mistura de formatos diferentes é promissor. Os candidatos podem ficar entediados rapidamente apenas com textos. Entreviste seus próprios funcionários em um vídeo e use fotos para dar uma visão visual da sua empresa. Transforme seu site em um portal de informações de apoio e inspiração. Sempre se apresente autenticamente. Essa é a única maneira de se diferenciar dos seus concorrentes.

Blog: Uma revista online ou blog é de longe a melhor ferramenta para gerar candidaturas no seu site. Crie conteúdo informativo e útil com uma história interessantes por trás e use o efeito atrativo do storytelling. Assim você pode permitir que seus colegas tenham voz e recebam candidaturas em outro nível.

SEO: Muitos candidatos usam ferramentas de busca como o primeiro ponto de contato para obter uma imagem precisa de uma empresa. Portanto, certifique-se de identificar palavras-chave relevantes para você, analise com antecedência e as junte adequadamente.

Essa pesquisa deve ser a base para pegar seu público-alvo com conteúdo personalizado e interessante – por exemplo, no blog. Assim você garante uma boa classificação nos mecanismos de busca.

Mídia Social: Com certeza você deve compartilhar conteúdo interessante nas mídias sociais, isto porque o Facebook, Instagram e semelhantes, oferecem um alcance enorme. Fazendo isso, você deve pensar cuidadosamente sobre qual conteúdo você está distribuindo, em qual canal e em que ponto uma postagem faz sentido para seus possíveis candidatos. Não negligencie o LinkedIn. A rede de carreiras é um lugar popular para muitos estudantes aprenderem sobre empresas e colegas. Com um perfil de empresa, você pode expandir seu recrutamento social, fortalecer sua marca de empregador e se apresentar com novidades atrativas.

Automação de Marketing: Com uma solução de software adequada, as campanhas de inbound marketing no recrutamento podem ser facilmente controladas e automatizadas o mais longe possível. A vantagem: sua empresa pode pegar individualmente estudantes interessados e só enviar os conteúdos por e-mail que eles querem receber e no respectivo tempo. Além disso, você pode usar uma solução apropriada para analisar o comportamento do usuário e assim refinar futuras medidas e campanhas.

Com Inbound marketing no RH, você tem ferramentas poderosas ao alcance dos seus dedos para atrair os estudantes interessados logo no início e vinculá-los ao seu negócio.

Em interação com a seleção trazida de canais de marketing de recrutamento do heroi.media você pode selecionar e atingir exatamente seu público-alvo. Crie não apenas leads valiosos, mas comece a construir sua employer brand!