Sem uma presença na internet, hoje somente algumas empresas têm a chance de alcançar os públicos-alvo altamente competitivos. A maioria da população brasileira navega na web todos os dias. Claro que a publicidade online se tornou cada vez mais importante. Mas a publicidade offline também ainda tem uma alta prioridade. Leia o por que e como você pode se beneficiar disso com seu negócio.

Publicidade Offline: Mais que anúncios e panfletos

Quem pensa em publicidade offline, pensa primeiro em publicidade impressa: anúncios em revistas, jornais, panfletos, cartazes e outros materiais impressos. Isso está correto, embora a enumeração esteja longe de ser completa. Dependendo do orçamento e público-alvo, as empresas não devem ignorar formatos tradicionais como lugares na TV, cinema e rádio. Além disso, catálogos e folhetos são mídias publicitárias populares.

Online-vs-Offline-Por-que-a-publicidade-offline permanece-relevante-Estudante-Herói-heroi-media
Online vs Offline: Por que a publicidade offline permanece relevante

A presença em feiras também é um formato de publicidade muito importante. Para marketing universitário por exemplo, os quadros de trabalho nas universidades e as feiras de carreiras para graduados são a primeira escolha. Afinal, uma imagem de marca criativa pode ser usada para criar uma imagem de marca positiva, que permanece na memória por muito tempo. Em contato direto, as empresas têm oportunidade de conversar com seu público-alvo para estabelecer relações comerciais ou atrair funcionários júnior qualificados.

Vantagens e desvantagens da publicidade offline

Contudo, também está claro que a publicidade offline não é igualmente adequada para todas as empresas, todos as metas de marketing e todos os públicos-alvo. É importante pesar as vantagens contra as desvantagens. Aqui estão as mais importantes de relance:

Vantagens

  • Perceptibilidade sensorial, portanto, envolvimento mais intenso com a mensagem 
  • Maior aplicação, maior seriedade, ex. Anúncios em revistas e jornais conhecidos
  • Maior alcance, ex. Esportes na TV no horário nobre
  • Fácil acessibilidade com publicidade impressa, especialmente para estudantes

Desvantagens

  • Difícil medição de sucesso 
  • Custos relativamente altos em comparação com a publicidade online
  • Perdas por dispersão relativamente altas
  • Inflexível porque após a impressão não são possíveis alterações

Alcance o público-alvo, minimize as perdas por dispersão

Quando perguntado se a publicidade online ou offline faz mais sentido, como sempre: A verdade está no meio. Qualquer um planejando uma campanha de marketing, escolhe de forma ideal, uma mistura de ambas variantes (campanha cross-media). Qual delas é a certa depende não só do produto. Para anunciar um relógio de pulso luxuoso exclusivamente em um site por meio de banner de publicidade, é improvável que seja bem sucedido. Por outro lado, um negócio online de pedidos por e-mail não exige necessariamente um anúncio brilhante em uma mídia impressa respeitada. Mas exceções confirmam a regra, e o segredo da publicidade bem sucedida é justamente quebrar expectativas e criar momentos de surpresa.

Entretanto, isso pode ser declarado como um princípio importante: Especialmente com a publicidade offline você precisa conhecer seu público-alvo com a maior precisão possível, a fim de manter as perdas por dispersão acima mencionadas no nível mais baixo possível. Com uma publicidade impressa bem pensada, esse objetivo pode ser alcançado.